Pesquisar este blog

domingo, 17 de julho de 2011

O inverno na Serra Catarinense !

Na estação mais fria do ano, a  Serra Catarinense e o seu apelo turístico de contato com a natureza!

Em pleno inverno, onde já tivemos neve e geadas que proporcionaram imagens belíssimas aqui no topo da Serra do Rio do Rastro e em toda região,  muitos turistas se encantaram em nossa Serra Catarinense.
Em contrapartida, encontramos diversas críticas com relação a infra estrutura, aos acessos, a falta de atrativos e claro, muita comparação com a vizinha, a Serra Gaúcha.
Vale  lembrar que muitos catarinenses conhecem muito bem Gramado ou Bento Gonçalves e nunca subiram as curvas da Serra do Corvo Branco , por exemplo. E esta afirmação se estende aos paulistas, parananeses... E que as regiões serranas Rio Grandenses já tem um investimento de longa data no  trabalho de divulgação e consequente desenvolvimento turístico e seu  merecido sucesso. Comércio forte, eventos consolidados,ampla rede hoteleira, restaurantes e atrativos para todos os gostos e bolsos.

Aos serranos da Santa e Bela Catarina, o desafio é fincar seu  alicerce nas diferenças, pois o que nos iguala é a verdadeira cultura serrana como chimarrão, vestuário típico de chapéu, bota e bombacha, lida campeira como alguns exemplos.  Diferenças estas que tem sua grande base no contato extremo com a natureza : a badalação centrada numa cavalgada ou num espetáculo belíssimo do pôr do sol; as compras de produtos da terra como a maçã ou seu produto nobre,os vinhos; as  belas estradas que levam ao Morro da Igreja para ver a grande obra da Pedra Furada ou simplesmente o caminho sinuoso dos Campos de Cima da Serra.Ou o turismo rural das Fazendas de Lages. Ou quem sabe, o jeito simples e hospitaleiro de quem serve o Entrevero Serrano e convida os visitantes para se  aquecerem na beira do fogo.
Falta infra estrutura em alguns acessos, não temos tantos atrativos  formatados nem restaurantes chiques... Mas podemos garantir sua tranquilidade  e bem estar, pois a maioria dos meios de hospedagem, está preparada para o frio.
Aqui no Rio do Rastro Eco Resort como também em muitos hotéis e pousadas da região, oferecemos diversas facilidades para tornar sua estadia "quentinha", o que não é muito fácil de conseguir e manter no lugar que estamos localizados : Na beira de canions e numa área de campo aberto, distante de grande centros. E nossa grande Missão diária é proporcionar uma boa experiência no frio do inverno - e por isso, lenha, gás e lençol térmico são alguns aliados nesta tarefa.
Algumas novidades  prometem intensificar o turismo na região como a Usina de Energia Eólica em Bom Jardim da Serra com 62 torres gigantescas, um projeto para uma plataforma na Beira da Serra do Rio do Rastro e a ebulição do enoturismo na formatação de mais vinícolas abertas a visitação. Estes são alguns sinais de que a Serra Catarinense está fazendo "devagarinho"a lição de casa, que é melhorar a estrutura  do que tem em abundância : OS SEUS RECURSOS NATURAIS !
E como o tema é o INVERNO, agora é a hora de  mostramos o frio em imagens da estação 2011, em cenários que só o topo da Serra  podem proporcionar !

Ficou com frio? Prefere o nordeste  e seu calor de rachar ? Até pode ser ! Mas o frio tem o poder de aproximar as pessoas : ficar pertinho na beira do fogo de chão para se aquecer, beber um vinho, ficar mais tempo debaixo das cobertas com seu Amor!  Fora o chocolate quente e a elegância que o inverno proporciona !
Neste Inverno venha conhecer a Serra Catarinense  !

Um comentário:

  1. Essa é a minha casa de Inverno. Só que o Tiu Ivan se esqueceu o sobrinho Lucas e da cunhada Tere. Tá só em volta do fogão comendo pinhão na chapa.
    Jeff
    Floripa SC

    ResponderExcluir